TRANSLATE

COOPERFLOREST

COOPERFLOREST - Cooperativa de Florestamento do Nordeste do Brasil - Sede: Igarassu - Pernambuco - Brasil

Telefones para contato :

Celular e Viber: (81) 9 9106 9121 (Whatsapp)
(81) 9 7110 7114


Youtube: @cooperflorestcooperativa5153

Email: cooperflorest@gmail.com

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

"BROGANDO" DE NOVO PESSOAL- VAMOS FALAR DE FALTA DE ÁGUA - PARTE 01

Então pessoal, estive meio fora do ar esses dias, mas foi porque estivemos fazendo alguns trabalhos externos e aproveitando para dar uma parada para treinar a Equipe.

Bom, hoje vamos falar de falta de água!

Tenho acompanhado por aqui o problema de São Paulo e de outras cidades que estão sofrendo com a seca e com seus reservatórios em colapso como nunca se viu antes.

Resolvemos dividir nosso assunto em três partes, hoje vamos iniciar colocando as principais causas do problema:


1) Destruição das Florestas - Os "desbravadores" de gado e de soja, de São Paulo, Paraná, literalmente acabaram com a Amazônia no Mato Grosso e Pará o que acabou com umidade que era trazida para o Sudeste e provocava a regularidade das chuvas. Além disso, hoje vemos desertos em áreas de florestas equatoriais porque o solo não é apropriado para pecuária e agricultura.
- Fora isso ainda tem a a destruição da Mata Atlântica e principalmente dos mananciais primários, as nascentes, que foram destruídas pelos grandes "produtores" e também por assentamentos que foram mal assessorados e terminaram destruindo toda a mata e reserva legal existente.

2) Falta de uma Política de gerenciamento de água - São Paulo foi avisada desde 1984 sobre o que ia acontecer e não mudou sua política de captação e distribuição de água. No Brasil desperdiçamos até 50% de nossa água em tubulações velhas, entupidas que estouram nas ruas e praças. 
Além disso há um uso indiscriminado de água para projetos mal planejados de irrigação e também falta de projetos de captação, armazenamento e direcionamento das águas das chuvas para represas e até mesmo para as casas.

3) Falta de educação para preservação florestal, economia de água e alternativas hídricas em escolas, empresas, na televisão.

4) Falta de investimento em tecnologia de economia e controle de água como mecanismos de retenção em banheiros, mecanismo de controles de vazão de águas e várias outras que já existem lá fora, mas que aqui nós não utilizamos.

Bom, por hoje ficamos com as causas e com a seguinte reflexão: "Todos nós plantamos o que colhemos em relação ao meio ambiente, plantamos devastação na Amazônia e nos biomas tropicais brasileiros e hoje colhemos seca e tempestades"

Abração gente, amanhã a segunda parte